Marechal Osório

Olá pessoal. Este blog tem por um objetivo bem claro explorar a vida de Osório e comentá-la de uma maneira bem "relax" e tranquila de ler. As postagens são exibidas uma por página, então é só clicar no link "postagens mais antigas" ou nos títulos do lado esquerdo da tela para ver a postagem correspondente.

domingo, 17 de agosto de 2008

Osório - Patrono da Cavalaria

Você sabe por que o Patrono da Arma ligeira é Marechal Osorio? Sabe o que fez antes de ser o patrono da Cavalaria? Então dê uma olhada no texto a seguir e mate algumas curiosidades.

O Marechal Luis Osorio foi designado o patrono da Cavalaria em 13 de março de 1962, por ter sido um bravo combatente, desde os tempos de alferes até quando ocupava o extraordinário posto de Marechal. Além de ter sido um homem muito corajoso, também era muito querido pelos seus próximos, e inacreditavelmente admirado pelos oponentes. Some isso a uma competência quase sobre humana e teremos o perfil do militar perfeito, ou em outras palavras, Marechal Osorio.

Mas não pense que ele só ficou na disputa pelo título de patrono da Cavalaria. Osorio foi o único concorrente de Duque de Caxias pelo título de patrono do Exército Brasileiro! Nada mal, não?

Mas vamos um pouco mais além. Podemos citar, dentre as muitas batalhas das quais ele participou, as lutas da Guerra da Cisplatina (1825-1828), quando, ainda alferes, rompeu o cerco do inimigo, na Batalha do Sarandi. Seu então comandante General Bento Manoel, ficou fascinado com a peripécia do jovem alferes, e disse: “Hei de legar-lhe, alferes, a minha lança por que a levará mais longe do que a levei”. E não é que Bento Manoel estava certo?

Antes de se destacar ainda mais a ponto de ser cotado para patrono da Cavalaria, se destacou na Guerra contra Rosas e Ouribes, comandando o 2º Reg. Cav. Ligeira. Também foi de extrema importância na batalha de Monte Caseros, fato que o levaria a Coronel.

Enfim, são vários os fatos pelos quais Osorio foi consagrado Patrono da Arma da Cavalaria, mas aqui estão alguns deles. Esse brilhante homem, militar e guerreiro nos mostrou o que é ter a honra e a capacidade de comandar multidões. Nada mais justo do que nomeá-lo o Patrono da arma pela qual era apaixonado.




Correia e Silveira


No ponto de vista do grupo, o lugar que Osorio conquistou foi realmente merecido. Porém, se observarmos detalhadamente seus feitos, e colocá-los ao lado de realizações de outros grandes nomes como o do Duque de Caxias, por exemplo, veremos que o trabalho de Osorio foi, muitas vezes, comandado por ilustres marechais. estes sim, organizaram e planejaram as batalhas por inteiro. Isso não singnifica que Osorio fora meramente um boneco que obedecia ordens, mas sim um bravo herói que lutou ao lado de grandes gênios das batalhas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial