Marechal Osório

Olá pessoal. Este blog tem por um objetivo bem claro explorar a vida de Osório e comentá-la de uma maneira bem "relax" e tranquila de ler. As postagens são exibidas uma por página, então é só clicar no link "postagens mais antigas" ou nos títulos do lado esquerdo da tela para ver a postagem correspondente.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Batalha do Tuiuti

Olá pessoal! É importante fazermos uma análise da Batalha do Tuiuti, uma dentre as muitas da Guerra do Paraguai. Legal, mas saber da batalha não é nada sem saber os acontecimentos e fatos que levaram à tal. Então vamos nos situar em relação à batalha!


Depois de diversas batalhas, as forças da aliadas avançavam cuidadosamente sobre o território inimigo, visto que elas não tinham o mapa da região. Essa posição de cautela, porém, conflitava com a disposição dos comandantes brasileiros, que pensavam que essa lentidão era danosa aos soldados. Os aliados, em maior número de soldados em relação aos seus inimigos, acampavam nas margens do lago Tuiuti. Como que por casualidade, as tropas se encontraram na Batalha do Tuiuti.

A batalha teve uma duração aproximada de seis horas. O exército paraguaio se distribuiu em três colunas: a central, com menor efetivo, que batalhou contra tropas uruguaias e as alas, com maior efetivo, que tentaram cercar o Exército Brasileiro e o Exército Argentino. Houve uma grande confusão pela parte dos aliados, e em vários momentos a luta parecia estar perdida. Até que o nosso velho amigo Marechal Osório assume a liderança da batalha, vira a batalha e acaba vencendo de maneira gloriosa. Mais um fato heróico de nosso herói!


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Tuiuti
(Sim, é wikipédia... o site foi visitado dia 29 de agosto às 23 horas)



Lauro

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial